Primming
Para carbonatar a cerveja, fiz um primming de 7g de açucar invertido por litro de cerveja, como obtive 16L (perdi bastante na fervura), então dilui 112g de açúcar em 300ml de água e fervi por 5 minutos, deixando esfriar. Depois disso coloquei no meu segundo balde essa solução e fiz a transferência do maturador para o balde que usaria para engaarrafar.
Transferindo para o balde com o açucar |
A cor está linda |
Medi a densidade final e obtive um resultado de 1,015. Com isso estimei o teor alcoolico, ja que tive uma densidade original de 1,055:
(OG - OF) * 131 = Percentual Alcoolico
Com isso estimei 5,24% de alcool, adicionando 0,2% devido ao açucar do primming tenho uma bela cerveja de 5,44% de alcool, mas arredondei para 5,5% na hora de rotular. Hehehe
Envasamento
Hora de engarrafar. Utilizei apenas long necks bem lavadas e devidamente sanitizadas com álcool 70º
Garrafas secando após a sanitização |
Minha esposa encheu todas as garrafas, enquanto eu colocava as tampas. Foram ao todo 40 garrafas cheias, mais uma que ficou pela metade.
Engarrafando |
Tampando. Isso cansa. |
Garrafas cheias, missão cumprida, ou quase |
Garrafas cheias, falta um item MUITO importante... o rótulo. Feito pela minha cunhada, ficou show:
Eu tomei uns golinhos dela sem gás mesmo e estava uma delícia. Agora vamos ver daqui a um a semana, após o fermento consumir o açúcar do primming e carbonatar a bonitona aí.
Sábado vou abrir uma e aviso se ficou boa, e claro que não vou tomar em qualquer copo, vou escolher um dos que ganhei de aniversário da prima da minha esposa.
Essa primeira produção teve um grande patrocínio, então quero agradecer a todos pela ajuda e o apoio. Esse hobby com certeza vai trazer benefícios a todos. Hehehehe
Até sábado para vocês