28 de abril de 2011

All Beers no Frangó Bar (26/04/2011)

No ultimo dia 26 tive a oportunidade de estar no evento All Beers, promovido pela importadora Tarantino no Frangó Bar em São Paulo com a presença dos representantes da Brewers Association dos Estados Unidos, a entidade que representa as microcervejarias americanas e aqui vai um resumo bem como algumas opinioes pessoais de pontos que apareceram em conversas no evento. 

Nas cervejas que degustei e na conversa que pude ter com Bob Pease, um dos representantes da associação, ficou claro que o movimento homebrewer e das microcervejarias tornou-se representativo nos EUA apenas após a união desses mundos em carater nacional.

Isso mostra a importancia das Acervas e como seu papel ainda tem muito o que crescer no mundo do homebrew. Creio que o caminho é para uma uniao entre as acervas e que elas tenham peso de voz perante mudanças em legislações que prezem os homebrewers, e acho sim que as acervas devam trabalhar em conjunto das micros para que o cenario politico no Brasil passe a facilitar as coisas para elas ao inves de dificultar.

Outro ponto interessante é que, segundo Bob, o Brasil é como os EUA a 13 anos atras, onde existiam menos de 20 microcervejarias. Hoje, os nossos irmãos americanos tem mais de 1700 micros pelo país, a grande maioria montada por ex homebrewers que seguiram seu amor pela cerveja, o que explica porque pouquissimas micros de lá aceitam ofertas de compra das grandes, como a ABInbev fez com a Goose, pois seus donos amam o que fazem e fazem por prazer.

Em termos de tendências cervejeiras, Bob mostrou que "Sour is the new hop", levando cervejas mais ácidas que mostram que os americanos, conhecidos pela mega lupulagem, estão partindo para um novo leque de sabores, como uma excelente Âmbar Ale maturada 2 meses em barril de carvalho (que não me recordo o nome mesmo :( ) que apresentava uma acidez bem alta, mas extremamente balanceada com o sabor seco .

O interessante foi notar que realmente os americanos cagam e andam para o BJCP e fazer cervejas excelentes. Isso mostra que as normas de estilos travam os cvervejeiros em determinadas escolas. Acho que nós tambem podemos dar uma "desencanada" deles e começar a bolar nossos proprios estilos, como alguns homebrewers e micros ja fazem.

Abaixo uma foto tirada pelo pessoal da Tarantino no evento, as minhas fotos, talvez devido ao fator "álcool", não ficaram postáveis



2 comentários:

Raphael Rodrigues disse...

Fala Henrique,
é o Raphael do All Beers, tudo bom?
Acabei de adicionar vc no facebook para trocarmos ideia!

abraços e gostei muito do blog, parabéns!

Anônimo disse...

Henrique, parabéns pelo post... Bem bacana o que escreveu.
Abraços!
Nunes & Levy