11 de abril de 2011

Chocolaki - Oatmeal Stout

Dá até vergonha de admitir, mas essa brassagem ocorreu em março (dia 13) e eu até agora não postei. Muito trabalho (pois é, eu ainda não vivo de fazer cerveja não... hehehehe) e um pouco de preguiça (ou seria o contrário?), mas finalmente criei vergonha na cara e vou por aqui a receita da minha primeira stout, uma oatmeal stout que acrescentei cacau em pó e ficou, na minha opinião que adoro uma stout acompanhando um brownie, muito boa.

Nessa brassagem ainda tive a ilustre visita do meu primo Leandro, amante da boa cerveja e que queria conhecer um pouco do processo de produção caseira.

Bom, vamos ao que interessa:

Chocolaki - Oatmeal "Cocoa" Stout

Maltes:
Pilsen               3,00 KG
Vienna              0,50 KG
Melainoidina     0,25 KG
Carafa III          0,50 KG
Munich II          0,70 KG

Outros:
Aveia em flocos (brassagem) 0,35 KG

Lúpulo:
Galena (13% aa) 60 min do final da fervura

Cacau em pó  0,25 KG a 5 min do final da fervura


Brassagem:
Mash In:                                                    5 min a 45°
Parada Proteica (por causa da aveia):  20 min a 52ºC
Sacarificação:                                        40 min a 67ºC
Inativação de Enzimas:                           5 min a 78ºC

A moagem foi tranquila, ainda mais que tive a ajuda do Leandro, que fez boa parte do serviço braçal ;)

Trabalho Árduo

Mash In

Mash In

A brassagem correu bem. Meu companheiro de moagem teve que se ausentar, mas não sem antes um merecido brinde:
Brinde com WeizenMedo

Controle de Qualidade. E o papagaio supervisiona tudo
Mosto cozinhando
Depois de me livrar... quer dizer, de me despedir do meu primo Leandro (hehehehe) a brassagem foi até o final. Seguida da lavagem, onde estreei meu "fly sparge" do 3º mundo

Fly Sparge do McGywer

Mosto ou Café?

Funcionou que é uma beleza

Petróleo? Não Chocolaki

Na fervura veio a hora da inserção do cacau, que deu um aroma excelente ao mosto.

O Sr Cacau

Galena

Dá-lhe Lupulo

Dá-lhe Cacau

Indo pro fermentador

A danada já está pronta e mais que aprovada. o aroma e sabor de cacau estão excelentes. Posto fotos dela pronta assim que der.

É isso. Já tenho outra brassagem pra mandar pra cá, uma Blond Ale com Saaz que está no fermentador e parece que vai ficar show.

Até...

5 comentários:

Andressa Dantas disse...

Sr. Henrique Laki...é o seguinte, acho uma sacanagem mostrar isso e não convidar os priminhos para tomar essa breja aí na sua casa!!!! E quero a Chocolaki! ;)
Parabéns! Esse hobby ta cada dia mais profissa, hein...
Beijãooooo

Laki Beer disse...

Opa! Vamos marcar um "evento" pra essa degustação.

A casa está aberta ;)

Unknown disse...

Até que enfim hein! depois de muita cobrança atualizou o BLOG! agora vou curtir minha chocolaki e vou te mandar as fotos depois.

Fernanda M. disse...

Eu gostei da primeira, a Okor ... quero experimentar a chocolaki hehehe =)
Manda ver na produção !!!

Daniel Azevedo disse...

Parabéns pelo blog e pela cerveja!
Queria saber como você poderia me enviar uma(s) garrafa(s) rotulada(s), já que além de experimentar, faço coleção de garrafas de cerveja, principalmente artesanais.
Obrigado e boa sorte!

Daniel Azevedo
daniel.s.azevedo@hotmail.com